Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2015

Em Busca de um Final Feliz - Katherine Boo (Trecho do Livro)


Em Busca de um Final Feliz relata histórias reais de moradores da favela de Annawadi, que lutam diariamente em busca de um final feliz,  uma oportunidade para poderem crescer juntamente com uma cidade que tanto crescia mundialmente, mas tal crescimento gerava mais desigualdades do que oportunidades para os cerca de 3.000 habitantes de Annawadi.

Deixo aqui o trecho do livro que mais me comoveu: 

'' Em uma madrugada no fim de julho, Sunil encontrou um catador caído na lama no cruzamento da estradinha de terra de Annawadi com a grande via do aeroporto. Sunil conhecia ligeiramente o velho; ele trabalhava duro e dormia do lado de fora do mercado de peixes Marol [...]. Agora, a perna do homem estava esmagada e ensanguentada, e ele estava pedindo ajuda aos transeuntes. Sunil imaginou que ele fora atropelado por um carro. Alguns motoristas não se preocupavam muito em evitar os catadores de lixo que se espalhavam na beira das estradas.

Sunil estava assustado demais para ir até a delegacia de polícia e pedir uma ambulância, [...]. Em vez disso, ele correu em direção ao campo de batalha, nas caçambas de lixo da área de carga, esperando que um adulto tivesse coragem  de ir à delegacia. Milhares de pessoas passavam por ali todos as manhãs.

Quando Zehrunisa Husain passou por ali, uma hora depois, o catador estava gritando de dor. Ela achou que a perna dele estava com uma aparência horrível,  mas ela estava levando comida e remédio para seu marido, que também estava com uma aparência horrível, do outro lado da cidade, na prisão de Arthur Road. 


O senhor Kamble passou um pouco depois, com os olhos leitosos e cheios de dores, em caminho atrás de negócios e caridade, ainda procurando contribuições para sua válvula cardíaca. Ele já fora um morador de rua como o homem ferido. Porém, agora, o senhor Kamble não enxergava nada além do saco sem fundo do seu próprio sofrimento, [...].


Quando Rahul e seu irmão retornaram da escola, no começo da tarde, o catador ferido estava deitado, quieto, gemendo fracamente. As 14h30, um homem do Shiv Sena fez uma ligação para um amigo da delegacia de polícia de Sahar sobre um defunto que estava perturbando as crianças pequenas. Às 16 hora, os guardas chamaram outros catadores para carregar o corpo para dentro do carro da polícia, para que eles mesmos não pegassem as doenças que diziam que os catadores de lixo carregavam. ''



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!

Agradeço a visita. Sintam-se a vontade para comentar, divulgar o seu site/blog e elogiar ou criticar o blog.
Comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

Beijos! Até o próximo post.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...